Trabalhar com pessoas é sempre delicado, envolve muito esforço de todos os envolvidos. Num condomínio, por exemplo, a convivência entre os moradores deve ser tratada com muita cautela para que não surjam graves problemas.
A parte responsável por informar sobre as regras e fazer possíveis reconciliações entre os moradores é o síndico. Trabalho árduo, que exige muita sabedoria, bom senso e paciência!
Para se ter um bom relacionamento com todos, é crucial que haja regras para todo o condomínio. Geralmente estas regras são realizadas em assembleias feitas pelos moradores e são registradas numa ata, onde todos os presentes assinam. Assim fica tudo documentado para evitar futuros problemas.
Caso seu condomínio ainda não possua regras documentadas ou precise acrescentar novas regras de boa convivência, vale a pena ler a “Cartilha de Etiqueta em Condomínios” desenvolvida pelo “Síndico Net”. Esta cartilha foi realizada depois de ouvidos vários especialista no assunto. Segue abaixo:
Cartilha de Etiqueta em Condomínios
1 – BARULHO
Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio
 Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser
 Nos dias de festa – desde que não ocorram sempre – convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
 Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
 Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.
 Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.
2 – CACHORROS
Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores
 Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
 Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
 Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos
3 – CRIANÇAS
Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles
 Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras
 Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos
 Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos
 Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio
4 – CONVIVÊNCIA
Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria
 Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa
 Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos
 Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.
 Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
 Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.
5 – FUNCIONÁRIOS
Trate-os sempre com cordialidade
 Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico
 Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares
6 – GARAGEM
Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga
 Não use sua vaga como depósito
 Respeite o limite de velocidade
 Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel
 Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
 Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem
7 – LIXO
Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
 Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.
8 – NA ACADEMIA
Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem
 Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso
 Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos
 Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo
9 – NA PISCINA
Não use equipamentos de som
 Não pule na piscina com protetor soltar. Tome uma ducha antes
 Não use o elevador com trajes de banho
10 – NO ELEVADOR
Cumprimente sempre todos os presentes
 Espere as pessoas saírem para entrar
 Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.
 Não segure o equipamento em horários de pico
 Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado.
11 – NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS
Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida
 Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria
 Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho
 Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.
12 – OBRAS
Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno
 Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras.
Cartilha retirada do site Sindico Net





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