Um condomínio, pequeno ou grande é uma floresta de concreto e com o asfalto em volta o calor só aumenta.
O verão escaldante que se espalha pelo Brasil pode trazer problemas de saúde. Estamos acostumados com o calor, mas nem tanto. Afinal estamos num país tropical.
As recomendações médicas devem ser seguidas à risca. Principalmente hidratação.
Não descuide da hidratação.
A hidratação com água é ideal e fala-se sobre os dois litros de água por dia. Não é bem assim, a média varia de pessoa para pessoa. Um bom marcador para avaliar a hidratação é o aspecto da urina, o ideal é que ela esteja transparente, se estiver concentrada, beba mais água.
Use roupas leves.
O suor pode ser um inimigo. Para evitar desgaste do corpo sem necessidade, indica-se usar roupas adequadas ao clima, sem abusar de casacos e peças pesadas. No calor, escolher usar roupas leves é uma medida de prevenção.
Exercícios físicos;
Apesar de exercícios físicos demandarem mais o corpo, não é preciso cortar com a prática durante a onda de calor. Mas alguns cuidados são necessários. A prática esportiva pode acontecer durante períodos do dia de calor menos intenso, normalmente, depois das 16h. Lembre-se dos exercícios sempre acompanhados de água ou isotônico e roupas mais leves.
Alimentação.
Não descuide da alimentação. Dê preferência à comida mais leve como saladas e em relação às carnes, preferencialmente brancas e magras. Abuse dos sucos naturais, mas não fique longe da água.
Cuidados extras.
Crianças e idosos são mais vulneráveis. Muita atenção aos dois. Crianças precisam de ótima hidratação assim como proteção do sol. Protetores solares são bons para todos.
Os idosos já não possuem a mesma capacidade de recuperação. Olho neles!
Neste artigo abordamos o tema de forma simples, porém direta. Dica final: ao sentir algo diferente, tipo tontura ou enjoo procure ajuda médica imediatamente.
Comments are closed.