Manter a piscina limpa do condomínio é fundamental para evitar doenças que podem ser transmitidas pela água do local, como: criptosporidíase, otite externa, giardíase, candidíase inguinal, micoses, entre outras. Por isso, é importante adotar medidas preventivas que garantam a saúde e bem-estar de todos os moradores do condomínio, ainda mais quando a piscina é compartilhada com outras pessoas.
Escove a piscina e passe uma peneira.
Para fazer uma boa limpeza da piscina, assim que as bordas e paredes do local começarem a escurecer, você deve iniciar a escovação. Em seguida, use a peneira para deixar a água da superfície limpa e longe de resíduos, como insetos e folhas que, além de transmitir doenças, podem entupir o filtro e dificultar a eficácia do cloro.
Filtre a água.
Após usar o aspirador que tem o objetivo de remover as sujeiras que estão no fundo da piscina, é preciso utilizar o filtro. Nele, a água passa pela areia, deixando outras impurezas que permanecem mesmo após o uso do aspirador. Esse processo de filtragem pode levar um tempo até sua conclusão, que costuma ser indicado pelo próprio fabricante.
Use os equipamentos certos.
Outra dica que funciona bem para manter a piscina limpa é usar uma capa protetora ou capa térmica específica para o local. Fale com um especialista antes pois deve-se levar em consideração o tipo de material da capa e as dimensões da piscina.
Faça o tratamento químico.
Um passo importante para manter a piscina limpa por mais tempo é fazer o tratamento químico. Mas, antes disso, é preciso avaliar como estão os níveis de alcalinidade e pH da água. O nível ideal é de pH entre 7.0 e 7.4. Essa avaliação pode ser feita usando estojo ou fita de testes.
Após fazer a correção dos níveis de pH, você deve aplicar o algicida para evitar que haja a proliferação de algas que escurecem a cor da água e contribuem para a contaminação da piscina. A medida de algicida recomendada é entre 5 e 7 ml para cerca de 1.000 litros de água.
Use cloro para a sanitização da piscina
Após essa etapa, é preciso aplicar o cloro na piscina. Isso porque ele ajuda na melhor conservação da água, eliminando bactérias e fungos que costumam causar doenças. A quantidade recomendada de cloro é de 4 g por 1.000 litros de água.
Um ou mais funcionários do condomínio podem realizar a manutenção, mas é importante que recebam treinamento.
Contratar ume empresa especializada para visitar periódicas ajudará bastante caso seu condomínio não tenha mão de obra suficiente.
Comments are closed.