A depender do que deu origem ao vazamento, a responsabilidade pode ser da administração do condomínio, do morador ou ainda do apartamento vizinho.
Um perito deve ser chamado para descobrir a causa do vazamento.
Os edifícios costumam ter duas redes de encanamento: a vertical e a horizontal. A rede vertical, também conhecida por cano central ou cano mestre, conduz água e esgoto entre os andares e a rua. Por ser de uso comum, quando o vazamento vem dele, o reparo é de responsabilidade do condomínio.
Mas se um morador atira ou deixa cair algum objeto sólido o suficiente para causar o entupimento, a responsabilidade será dele.
Inclusive, caso algum apartamento sofra dano por conta da falta de manutenção de responsabilidade do condomínio, é ele quem irá arcar também.
Para exemplificar: muitas vezes, acontecem problemas de mofo ou infiltração nas paredes do imóvel por conta de vazamento. Sendo o vazamento oriundo do cano mestre, a pintura e outros reparos nas paredes, mesmo sendo internas, serão pagos pela gestão do condomínio.
Já a manutenção da rede horizontal, composta por quaisquer outras ramificações existentes nas unidades de apartamentos, como os canos que interligam chuveiro, torneiras, pia, lavanderia, lavabo, ralos, entre outros, é obrigação do responsável pelo imóvel, seja o proprietário ou o inquilino, de acordo com o que foi firmado no contrato de locação.
Por esses motivos é que é tão importante contratar um profissional para descobrir a origem exata do vazamento, pois dependendo disso, o morador prejudicado saberá se ele próprio deverá arcar com as despesas ou não.