Ícone do site Qualitá – Administração de condomínios em Belo Horizonte (BH-MG)

Qual a periodicidade limpeza caixa d’água no condomínio

Qual a periodicidade limpeza caixa d'água no condomínioLimpeza da caixa d’água deve ser feita de seis em seis meses normalmente.  Cuidar da manutenção das caixas d’água do condomínio é fundamental.

Manter essa limpeza é uma ação fundamental para garantir a saúde dos moradores. Mas e se um condômino passar mal devido a má qualidade da água, ele poderá acionar o síndico judicialmente? SIM!

Como e por que a limpeza da caixa d’água deve ser feita e como escolher a empresa ideal para realizar esse serviço?

É isso que veremos a seguir.

Quem é responsável pela limpeza da caixa d’água do condomínio?

O síndico é o responsável pela limpeza e manutenção. Por tanto se algum condômino venha a passar mal devido a má qualidade da água, o síndico pode ser acionado judicialmente.

Não é indicado que o síndico realize a limpeza da caixa d’água por conta própria e nem pelo zelador ou demais funcionários do condomínio, por conta de pequenos detalhes que podem acabar prejudicando a qualidade da água, a intervenção humana sem equipamentos higienizados, botas brancas, escovas, baldes, panos novos e produtos de limpeza, pode vir a contaminar a água. Por isso, sempre procure uma empresa especializada, a qual deverá dar garantia do serviço prestado.

Para checar a eficiência da limpeza, a vigilância sanitária exige das edificações um laudo laboratorial comprovando a qualidade da água.

Perigos da falta de manutenção.

A caixa d’água tampada de forma adequada não é o suficiente para evitar invasores indesejáveis, por isso podem acabar ignorando o prazo estabelecido para limpeza.

É possível ter noção do problema causado pela falta de manutenção e cuidados com a caixa d’ água. Em primeiro lugar, a Dengue, caso a caixa não seja fechada de forma adequada é possível que o mosquito encontre um bom lugar para proliferação.

A falta de manutenção adequada pode acumular vários tipos de bactérias, uma delas talvez a mais conhecida a cólera. Vírus como a hepatite tipo A também pode ser encontrado em uma caixa d’água sem tratamento.

Por conta disso é necessário que haja muita atenção a manutenção e na empresa que for realizar essa manutenção.

Caixa d´água de amianto.

O amianto é uma fibra cancerígena, cuja poeira quando inalada a longo prazo pode causar câncer de pulmão e uma série de outras enfermidades. Não significa que se você tem um reservatório de amianto terá câncer, mas, dificulta imensamente a limpeza da caixa d’água, já que ela não pode ser esfregada, para não liberar a poeira tóxica. Uma limpeza superficial não a higieniza devidamente, já que tal material favorece a impregnação de sujeiras na parede interna do reservatório.

A melhor e mais indicada alternativa é a troca de caixa d’água para uma opção de polietileno ou de fibra, essas opções não apresenta riscos à saúde e a limpeza pode ser feita facilmente e sem problemas.

Sair da versão mobile