Com certeza proteger vida das pessoas que vivem no condomínio mas o para-raios protege também a estrutura do prédio. Pois, apenas um raio pode destruir a fachada, quebrar quinas e causar danos na elétrica por exemplo. Para efeito de comparação, um raio comum, costuma ter uma intensidade de 30 Mil amperes. Isso equivale a intensidade de mil chuveiros elétricos ligados simultaneamente
Após a instalação, é de obrigação do condomínio a verificação anual, para conter possíveis problemas, esse documento se chama Atestado de Medição Ômica do Solo, para averiguar se a capacidade de resistência do solo permanece a mesma.
Os para-raios são usados para direcionar as descargas elétricas atmosféricas para o solo.
Uma questão que é pouco comentada, é que o para-raios sozinho não protege a parte elétrica do condomínio. Os elevadores, interfones, portões, não estão protegidos, pois a carga de raio que caia apenas próximo pode ocorrer, por conta da grande descarga elétrica que se conduz pelo solo.
Logo, com isso podemos afirmar que para ter uma segurança total de toda a parte elétrica, precisamos contar com uma série de precauções na obra, com a instalação de supressores de linha, aí sim seu empreendimento estará completamente protegido contra os raios.
Mas, para ter a certeza que seu prédio está protegido de fato, o melhor é contratar um engenheiro projetista, ele sim pode te dizer com certeza se seu condomínio está preparado para os raios ou não.
Comments are closed.