Alguns exemplos de locais onde esses pisos são muito bem-vindos são: áreas de lazer, cozinhas, banheiros, varandas e áreas de serviço. Esses locais costumam ficar mais expostos as chuvas, umidade e gordura, condições que propiciam uma superfície mais escorregadia.
Em casas onde há crianças ou idosos o cuidado deve ser redobrado, levando em consideração que estes podem sofrer graves acidentes com pisos escorregadios.
Pisos antiderrapantes com a superfície mais áspera, rugosa ou com relevos são ideais para evitar escorregões, eles oferecem maior atrito aos pés e calçados.
Quando pensamos em trechos de passeios, escadas, rampas internas ou externas de condomínios, faculdades e demais lugares, é muito importante também que os pisos antiderrapantes sejam utilizados, pois eles ajudam inclusive pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Para contribuir com a segurança das pessoas em relação ao piso, é interessante fazer o uso também de fitas antiderrapantes com características reflexivas nas beiradas dos degraus de escada, isso ajuda principalmente no transitar à noite, ajudando na visibilidade e a enxergar os contornos de cada degrau.